Departamento de Orientação à Família

FUNDAMENTAÇÃO

Sendo os primeiros médicos da alma dos filhos (os pais), deveriam ser instruídos, não só de seus deveres, mas dos meios de cumpri-los”

(Allan Kardec, Revista Espírita- Fevereiro de 1864, Extr. Do Cap. H-2,

do livro “A Arte Moral de Educar os Filhos”, Walter Barcelos)


Urge, sobretudo, a criação dos núcleos verdadeiramente evangélicos, de onde possa nascer a orientação cristã a ser mantida no lar, pela dedicação dos seus chefes. As escolas do lar são mais que precisas, em vossos tempos, para a formação do espírito que atravessará a noite de lutas que a vossa Terra está vivendo, em demanda da gloriosa luz do porvir.” (grifo do copiador).

(Emmanuel, F.C.Xavier, “Educação Evangélica”- Cap. XXXV, pág. 179,

FEB, extr. do livro A Arte Moral de Educar os Filhos, Walter Barcelos.


Não basta, pois, evangelizar a criança nas instituições espíritas. É imprescindível que essa educação alcance os genitores ou responsáveis… (…) Cuidar da criança – esquecendo os pais da criança – parece-nos esforço incompleto.”

(J. Martins Peralva – “Estudando o Evangelho”, Lição nº 8, “A primeira escola”

- Editora FEB. - Extr. De A Arte Moral de Educar os Filhos, Walter Barcelos, pág. 8).


CONCEITO

É uma reunião de esclarecimento e evangelização, estudo e debate à luz da Doutrina Espírita, para oferecer aos pais de evangelizandos da infância e da juventude, matriculados ou não nos departamentos de evangelização do Grupo, reflexão, aconselhamento, desenvolvimento e acompanhamento dos conceitos doutrinários do Evangelho de Jesus Cristo, direcionados às questões da família.


FINALIDADES

Proporcionar abordagem de temas que envolve a problemática familiar no aspecto educacional e evangélico doutrinário, através de exposições e debates participativos em grupos, assessorado por monitor ou facilitador devidamente habilitado com conhecimentos e exemplos cristãos.


ORGANIZAÇÃO


a) O programa do trabalho será aplicado aos pais que aderirem espontaneamente, que será planejado e executado, semestralmente, pelo Departamento de Orientação à Família, e, submetido à Diretoria do GECCAL, para a devida aprovação


b) A base do programa, por falta no momento de outra orientação, deve ser calcada na obra “A Arte Moral de Educar os Filhos”, de autoria de Walter Barcelos, editora Didier, cujas diretrizes se assentam especialmente nos Capítulo H-2 e H-3, da respectiva obra.


Dia e hora de funcionamento: Sábado das 9h30 às 11horas.

INFORMAÇÕES no GECCAL.