Comunicação Social Espírita

Coordenado por Kleber Melo


OBJETIVO DO DEPARTAMENTO - DCS

A Comunicação Social Espírita possui 3 funções: Evangelizadora, Integradora e Midiática.

Função evangelizadora:

  1. Promover a formação do “Homem de Bem”, à luz do Espiritismo.

  2. Comunicar as ações de estudo e prática do espiritismo-cristão em consonância com as demais áreas da Unificação.

  3. Consolar e esclarecer por meio das ações da comunicação.

Função Integradora:

  1. Promover e incentivar a integração pela comunicação entre todas as áreas de atividades que compõe o Centro Espírita.

  2. Compartilhar informações para proporcionar a unidade de pensamentos e propósitos dos ideais de união das áreas do Centro Espírita e do trabalho no Movimento Espírita.

Função Midiática:

  1. Promover a comunicação espírita considerando as dimensões de:

    1. Utilidade

    2. Beleza

    3. Fundamentação

  2. Divulgar os princípios do Espiritismo e as informações das atividades do Movimento espírita em formato, estrutura e canais adequados aos vários segmentos de público.

  3. Avaliar cuidadosamente os materiais, as informações e as referências utilizadas nas atividades de comunicação em nome do Espiritismo.


ÁREAS OU ATIVIDADES

O DCS abrange as áreas ou atividades abaixo, sobre as quais fornecemos informações:

  1. Biblioteca: Conta atualmente com um acervo de cerca de 1.000 títulos, atendendo todos seus frequentadores com obras dos mais variados gêneros. Além de livros, também há empréstimos de mídias com palestras e seminários realizados na casa e fora dela.

Horário de funcionamento: Terças-feiras: 19h às 19h30 e 20h10 às 20h30 Sábados: 18h às 18h30 e 19h30 às 20h15.

  1. Boletim Informativo: Publicação bimestral do GECCAL em que trás artigos e esclarecimentos de variados temas à luz da Doutrina Espírita além de novidades e informações a respeito do funcionamento do "A Caminho da Luz".

  2. Livraria: Tem como objetivo a divulgação da Doutrina Espírita, com variado acervo disponível, atendendo ao público que frequenta a instituição. Além de livros, oferece também o Vale Livro, uma maneira fácil e prática de presentear.

Horário de funcionamento: Terças-feiras: 19h às 19h30 e 20h10 às 20h30 Sábados: 18h às 18h30 e 19h30 às 20h15.

  1. Palestras Públicas: É uma reunião pública, na qual são realizadas palestras ou seminários sobre temas relacionados com a Doutrina Espírita, voltadas a atender aos interesses da população em suas necessidades de esclarecimento e consolação. O propósito desta reunião é a divulgação da Doutrina Espírita em seus aspectos científico, filosófico e religioso, sempre que possível, de forma integrada.

Horário de funcionamento: Terças-feiras: 19h30 e aos Sábados: 18h30.

  1. Site e Redes Sociais: As redes Sociais são ferramentas atuais de contato direto com o público alvo de forma dinâmica, interativa e de rápido feedback. As redes sociais criaram uma nova forma de exploração das dinâmicas de relacionamento entre as organizações e o seu público. O marketing e a comunicação atravessam, portanto, hoje, um caminho que se pauta pela existência de diversificados canais de comunicação, com duas vias, através dos quais as marcas dialogam com os seus consumidores e vice-versa. As redes sociais online apresentam-se atualmente como uma plataforma de interação com clientes e potenciais clientes, promovendo a fidelização.